Depois do mega-concerto alusivo aos 406 da cidade Benguela, no passado dia 5, o músico Matias Damásio deu sequência a sua digressão, promovendo, desta vez, na madrugada de domingo, em Zurique, Suíça, o trabalho com um espectáculo musical.
O músico apresentou-se no salão de eventos Stadthalle Dietikon, naquele que foi o primeiro concerto no exterior do país e o segundo da “Tour 2023 Matias Damásio”, de um total de 32 dos que tem agendado, até Novembro próximo.
No show transmitido na conta oficial das redes sociais, Facebook e Instagram, Damásio cantou para milhares de pessoas, em concerto de gala realizado numa das mais prestigiadas salas de espectáculos da Suíça.
Acompanhado pela sua banda, o músico discorreu sob os grandes êxitos da carreira, tendo arrancado aplausos do público, que cantou em uníssono.
O artista interpretou, entre outros temas, “Sol e Lua”, “Loucos”, “Angola”, “Matemática do amor”, “Teu olhar”, “Bomba”, “Beijo Rainha”, “Alô”, “Agi sem pensar”, “Como antes”, “Voltei com ela”, “Juro por tudo”, “Mboa Ana” e “Saudades”, num único coro, com pessoas de várias nacionalidades.
Segundo agenda do músico, a “Tour 2023 Matias Damásio” inclui concertos em Angola, Portugal, Cabo Verde, Moçambique e no Luxemburgo.
Este mês, o artista tem agendado dois concertos em Portugal, no dia 19 em Benavente, em Santarém, e 20, em Vandoma, no Porto. Em Junho, o músico deve apresentar-se nos dias 2 e 3, em Angola, 9, 10, 16, 17, e 24, em Beja, Açores, Vila do Conde, e Aveiro. O artista regressa ao país, em 2 de Julho, para uma actividade “Mercado da Comida”, em Luanda. Volta a pisar a Terra de Camões no dia 8 de Julho, no Fafe, para depois apresentar-se em Cabo Verde, a 15 de Julho, e retornar e actuar a 22, em Águeda (Aveiro) e 29, em Figueiro dos Vinhos, em Leiria (Beira).
Matias Damásio tem agendado, para Portugal, oito concertos em Agosto e quatro em Setembro, sendo o mais internacional no dia 20 de Agosto, no festival Sol da Caparica.
Em Outubro, o Grande Cantor Angolano, como intitula-se, canta no dia 14, em Beira, Moçambique, abre a temporada de Novembro no dia 4 em Luxemburgo, encerra em Maputo, a 25, onde deve actuar, também, um dia antes.
Segundo a produção do artista, as datas estão fechadas e decorrem negociações tendo em vista os próximos compromissos para o mês de Dezembro. Natural da província de Benguela, em 1981, Matias Damásio despontou para a música no então concurso Chuva de Estrelas, antes de gravar, em 2005, o seu primeiro álbum a solo, “Vitória”, e conquistar, em 2007, a 17ª edição do Top dos Mais Queridos. O seu segundo álbum “Amor e Festa na Lixeira” foi lançado um ano depois (2008), consolidando uma carreira que assinala várias conquistas.
O autor, nascido no Bairro da Lixeira, conquistou o primeiro lugar em vários concursos, como Gala à Sexta-Feira, Canção Cidade de Luanda, Variante 2003, Prémio da Canção da LAC, Prémio Figuras e Negócios, Top dos Mais Queridos e Top Rádio Luanda, coroando uma trajectória dourada, que o coloca entre os mais titulados do país. Seguiram-se os discos “Por Angola” (2012), “Por Amor” (2015), e “Augusta” (2018), recheados de êxitos que o tornam num dos cantores e compositores mais apreciados da sua geração.