BNA anuncia encontro para analisar regulação da SADC

Os sistemas de pagamento, compensação e liquidação, repatriamento de notas e moedas metálicas, serviços e capitais e o intercâmbio na capacitação de quadros, bem como a criação de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras da região, são temas que vão dominar o encontro.

O comité de governadores dos bancos centrais da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) vai realizar, em Luanda, a 56.ª reunião para analisar a regulação e supervisão bancária e o impacto dos controlos cambiais sobre os fluxos transfronteiriços de mercadorias, informou o Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com o BNA, a reunião decorre entre 10 e 12 de Maio, ocasião em que os governadores dos bancos centrais da SADC devem fazer a análise global do sistema financeiro da região.

O encontro de alto nível dos Governadores dos Bancos Centrais da SADC, prevê, globalmente, efectuar a análise do Sistema Financeiro da região, com particular ênfase aos sistemas de pagamento, regulação e supervisão bancária, compensação e liquidação, repatriamento de notas e moedas metálicas. impacto dos controlos cambiais sobre os fluxos transfronteiriços de mercadorias, serviços e capitais, bem como o intercâmbio na capacitação de quadros.

Perspetiva-se igualmente a criação de uma base de dados de estatísticas monetárias e financeiras, um banco de informação sobre as estruturas e políticas dos bancos centrais e dos mercados financeiros nos países da SADC.

Criado em 1995, o CCBG da SADC é uma estrutura especializada na promoção de uma estreita cooperação entre os bancos centrais da África Austral, considerando o seu papel fundamental na promoção do desenvolvimento económico e financeiro através da adoção de políticas que reforçam a estabilidade macroeconómica e financeira.

Fazem parte da SADC a África do Sul, Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Lesoto, Madagascar, Malaui, Maurícia, Moçambique, Namíbia, Seicheles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbábue.