Moçâmedes – O presidente da União Nacional dos Trabalhadores -Confederação Sindical no Namibe, António Calambo, defendeu hoje no municipio do Tômbwa, a criação de políticas que visam a melhoria das condições de vida dos funcionarios públicos.
Falando no acto central provincial das comemorações do Dia Internacional do Trabalhador, o sindicalista defendeu a criação de medidas que visam melhorar o nivel de vida dos funcionários públicos, privados e de suas famílias.
Essas medidas, segundo o presidente, devem passar pela criação da actualização do salário mínimo nacional justo, por forma que as familias angolanas possam ter um rendimento social saudavel para a sua sobrevivência.
No seu discurso disse que o país continua a crescer e o reflexo na vida dos trabalhadores agrava-se, com violações de alguns direitos dos trabalhadores, como o despedimento, transferências sem consentimento do quadro, discriminação, males que segundo ele tem permitido para o aumento do desemprego.
Para a melhoria da qualidade de vida dos funcionários angolanos, António Calambo, apontou a a criação de medidas de contratação, para os sectores públicos e privados e a fiscalização da segurança social para que os funcionários possam, no final do seu exercício, beneficiar da sua reforma.
Na ocasião, o ogovernador do Namibe, Archer Mangueira, afirmou que o Executivo vai continuar a dar atenção especial ao sector das pescas, concretamente na da fiscalização, por forma a combater o fenómeno da pesca de arrastões.
Destacou ainda alguns sectores determinantes para o desenvolvimento do país e da província, em particular, como o da saúde, educação e o produtivo, onde o Estado tem criado condições sociais para os seus trabalhadores com aumento salarias, subsidios em condições de trabalho. FA/MS