Angola assume liderança dos Recursos Naturais do Golfo da Guiné

Luanda – O angolano Venâncio Soares Gomes é o novo secretário-adjunto para os Recursos Naturais do Golfo da Guiné, segundo decisão da 3ª Sessão Extraordinária da Cimeira dos Chefes de Estado e de Governo, realizada a 25 de Abril em Accra, Ghana, soube hoje a ANGOP.

De 54 anos de idade, Venâncio Soares Gomes, licenciado e doutorado em direito pela Universidade Católica de Roma, foi director do Gabinete de Intercâmbio do Ministério das Pescas e Mar, ponto focal para várias organizações internacionais e director de Intercâmbio do Ministério da Juventude e Desportos.

De acordo com uma nota de imprensa, a delegação angolana ao certame foi chefiada pelo ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino de Azevedo, em representação do Chefe de Estado e fez-se acompanhar da ministra das Pescas e Recursos Marinhos, Carmen dos Santos.

O Secretariado Executivo ficou com a Guiné Equatorial, o secretário-adjunto para os Assuntos Políticos será da Nigéria e director para Administração do Ghana. 

Os participantes acordaram trabalhar com afinco para o fortalecimento das relações de cooperação com vista a materialização dos mais variados projectos em torno do Golfo da Guiné.

O encontro de Accra surge para dar seguimento às deliberações da reunião de Abuja em Outubro de 2022, em que Angola foi representada pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António.PPA