Embaixador angolano condecorado no Brasil

O embaixador cessante de Angola na República Federativa do Brasil, Florêncio de Almeida, foi condecorado, em Brasília, com a Soberana Ordem de Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek, a mais alta distinção da sociedade brasileira.

A cerimónia, realizada no Auditório Nereu Ramos da Câmara de Deputados do Brasil e organizada pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mérito, constituiu um tributo a Juscelino Kubitschek – Exaltação ao Empreendedorismo, no quadro das comemorações do 63º aniversário da Fundação de Brasília, a Capital Federal.

Na ocasião, o deputado federal Roberto Monteiro, presidente da mesa do evento, destacou os feitos de Juscelino Kubitschek, tendo reconhecido a necessidade de uma maior aproximação entre os países falantes da língua portuguesa.

Por seu turno, o embaixador Florêncio de Almeida, ao agradecer a distinção, enalteceu os laços de amizade e cooperação entre Angola e o Brasil, particularizando a recente realização da Comissão Mista, em Brasília, como um “momento histórico que serviu para estreitar e relançar as relações político-diplomáticas entre os dois países”.

Segundo os Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola, naquele país da América do Sul, outras personalidades brasileiras e diplomáticas foram, igualmente, distinguidas, no decorrer da concorrida cerimónia, realizada na última quinta-feira (20).

A 21 de Abril de 1960, sob liderança de Juscelino Kubitschek, nasceu para o mundo e para os brasileiros a cidade de Brasília, a Capital Federal, um projecto moderno, inovador e considerado uma das maiores obras do século XX, peça cultural da Humanidade.

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a Independência de Angola, em 1975.