Angola participa na 14ª sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia  na  Côte d’Ivoire

Luanda – A Presidente da Assembleia Nacional (AN), Carolina Cerqueira, deslocou-se, este domingo, à Abidjan, Côte d’Ivoire, para participar na 14ª Conferência dos Presidentes de Assembleias e de Sessões da Região de África da Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF), que terá lugar de 3 a 5 deste mês.

Em declarações à imprensa, Carolina Cerqueira adiantou que a delegação parlamentar angolana aproveitará o evento para a promoção da diplomacia parlamentar, tendo em conta a 147ª reunião da União Inter-Parlamentar (IUP) a acontecer em Outubro deste ano, em Luanda.

Carolina Cerqueira fez ainda menção ao facto de Angola ter pontos em comum com os países da francofonia vizinhos, particularizando questões ligadas aos esforços da paz, desenvolvimento sustentável, mudanças climáticas e integração social.

A líder parlamentar angolana avançou que levam, igualmente, uma mensagem de um parlamento multipartidário, de coexistência, do diálogo e onde o consenso prevalece, com equilíbrio geracional e do género.

A delegação, disse, vai, também, transmitir informações sobre o envolvimento da Assembleia Nacional  no processo de pacificação da região dos Grandes Lagos, que tem no Presidente João Lourenço como o principal mediador.

A Assembleia Parlamentar da Francofonia tem como objectivos representar os interesses e aspirações dos povos da comunidade francófona com a francofonia, promover a democracia, o estado de direito e os direitos humanos, particularmente dentro da comunidade francófona, trazer uma perspectiva política às autoridades da francofonia e transmitir opiniões de acordo com as autoridades da Francofonia.

Entre os objectivos da organização consta ainda a promoção da cooperação e fortalecer a solidariedade dentro da comunidade francófona, respeitando o direito ao desenvolvimento, divulgar e promover o papel internacional dos parlamentares, contribuir para o desenvolvimento e conhecimento mútuo das culturas e civilizações dos povos que fazem uso regular da língua francesa, sem cultura e civilização francesa, contribuir para a influência da língua francesa. VM