O Presidente da República, João Lourenço, destacou, esta terça-feira, em Nagoya, que a assinatura hoje dos três instrumentos de cooperação com a Toyota Tsusho Corporation veio consolidar a presença japonesa no território angolano.
De acordo com o estadista, a partir deste momento, as responsabilidades da multinacional nipónica aumentam, considerando que “esta parceria tem sido bastante proveitosa” e o pais tudo fará para que conheça “melhores dias daqui para frente”.
Foram testemunhadas pelo Presidente da República as assinaturas de três memorandos de entendimento entre instituições angolanas e a Toyota Tsusho Corporation, em cerimónia realizada na sede da multinacional japonesa, em Nagoya.
O Ministério da Energia e Águas assinou um memorando que prevê a construção de sistemas de captação de águas subterrâneas (furos), alimentados por energia solar, com o objectivo de minorar os problemas da seca no Sul de Angola.
Outro memorando de entendimento foi assinado entre o Ministério da Saúde e a Toyota Tsusho Corporation, que estabelece a doação de um veículo de transporte refrigerado de vacinas, e o terceiro liga a Sociedade de Desenvolvimento da Barra do Dande para a criação de instalações de fornecimento de energia renovável e sistemas de abastecimento de água na Zona Franca da Barra do Dande.