Historiador defende valorização dos heróis do 4 de Fevereiro

Ondjiva – O historiador Atanásio Ndafimana defendeu, esta quarta-feira, a necessidade de se incutir nos jovens valores que promovam o patriotismo e a cidadania, de forma a conhecer e valorizar os feitos dos heróis nacionais e os do 4 de Fevereiro, em particular.

Em declaração à ANGOP, a propósito do dia do início da Luta Armada de Libertação Nacional, a assinalar-se a 4 de Fevereiro,  Atánasio Ndafimana sublinhou a importância de conhecerem o percurso que levou Angola à independência.

“Os jovens devem ser bons patriotas honrar os sacrifícios e feitos inscritos na história de libertação dos angolanos e que custou o sangue dos melhores filhos da pátria”, expressou.

O historiador disse que apesar de se ter passado 62 anos, é importante reconhecer o papel de quem contribuiu para a viragem do processo de descolonização e a consequente conquista da independência nacional, a 11 de Novembro de 1975.

Segundo o historiador, o dia 4 de Fevereiro de 1961 representa um marco de extrema importância para Angola.

A 4 de Fevereiro de 1961, patriotas angolanos munidos de catanas desencadearam um ataque à Cadeia de São Paulo e à Casa de Reclusão, em Luanda, com o intuito de libertar os políticos injustamente encarcerados.

A acção deu início à Luta Armada de Libertação Nacional que culminou com a proclamação da Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975.