EUA manifesta intenção de reforçar cooperação com Angola

Luanda – O Embaixador dos Estados Unidos da América em Angola, Tulinabo Salama Mushing, manifestou, esta terça-feira, em Luanda, a intenção de reforçar a cooperação no sector social com Angola.

Tulinabo Salama Mushing disse ter manifestado essa intenção durante a audiência com a ministra de Estado para a Área Social, Dalva Ringote Allen, ressaltando terem discutido a identificação de novas áreas de cooperação para o contínuo crescimento das relações entre os dois países, bem como procuraram saber das prioridades da ministra com a finalidade de alinhar os interesses mútuos.

Durante a audiência, as duas entidades abordaram o aumento da cooperação no sector da saúde, na qual estão já a trabalhar no programa da malária em seis províncias do país, com um investimento de 19 milhões de dólares.

O responsável disse terem falado ainda sobre os programas de combate ao HIV-SIDA, Covid-19 e educação.

Numa outra audiência, Dalva Ringote Allen recebeu o Embaixador de Portugal em Angola, Francisco Alegre Duarte, que disse ter assegurado que seu país é um parceiro fiável na áreas que tutela.

Em abordagem esteve ainda o Plano de Desenvolvimento Nacional Humano, que se identifica com o próximo Plano Estratégico de Cooperação de Portugal.

Francisco Alegre Duarte destacou terem falado ao detalhe sobre a formação técnico-profissional e do programa de Fortalecimento da Resiliência Alimentar e Nutricional no sul de Angola.

Ainda esta terça-feira, a ministra recebeu o representante da AmCham-Angola, Pedro Godinho, com quem falou sobre questões como a diplomacia económica desenvolvido pelo Presidente da República.

O responsável aproveitou a oportunidade para apresentar projectos identificados nos sectores da educação, cultura, infra-estruturas e energias renováveis.

Nesta mesma audiência esteve presente a  presidente das Cidades Geminadas de Houston e Luanda, Fátima Benge, que apresentou os seus projectos de educação, desporto, saúde, ambiente, desenvolvimento económico e ajuda humanitária.

Explicou ter aproveitado o momento para convidar Angola para a cimeira de vai acontecer de 20 a 24 de Fevereiro, na África do Sul, com todos países africanos e cidades americanas que têm geminação com o continente.

Dalva Ringote Allen recebeu ainda o Embaixador dos Emirados Árabes Unidos (EAU) em Angola, Khalid Ali Alhosani, mas sem prestar quaisquer declarações à imprensa no final do encontro.