O ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia, Sergey Lavrov, vai, em 72 horas de visita de trabalho ao país, avaliar a cooperação bilateral com as autoridades angolanas, cujo programa inclui uma audiência, hoje, com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, em Luanda.
No cumprimento do programa da visita de 72 horas, Sergey Lavrov vai manter, hoje de manhã, um encontro de trabalho com o homólogo angolano, Téte António, altura em que decorrerão, igualmente, as conversações entre as delegações ministeriais dos dois países.
A viagem do chefe da diplomacia russa inscreve também a deslocação ao Memorial António Agostinho Neto, onde fará a deposição de uma coroa de flores, seguida da assinatura do livro de honra.
Ainda hoje, o ministro russo dos Negócios Estrangeiros deve visitar o jazigo do ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, onde vai fazer, igualmente, a deposição de uma coroa de flores.
As visitas ao Museu de História Militar e à Escola da Embaixada da Federação Russa em Luanda constam, também, do programa do diplomata, que termina a digressão por África amanhã. Sergey Lavrov cumpre um périplo no continente africano, que já o levou ao Reino Eswatini e à África do Sul, onde apontou a necessidade e interesse do seu país em prosseguir com o fortalecimento e manutenção dos laços de amizade e cooperação.
Em declarações à imprensa, no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, após o desembarque de Sergey Lavrov, o embaixador da Rússia em Angola, Vladimir Tararov, falou da importância de os dois países reforçarem, cada vez mais, as “históricas” relações de amizade e de cooperação.
Do mesmo modo, o embaixador de Angola na Federação Russa, Augusto Cunha, referiu que a visita de Lavrov permitirá o reforço das relações de amizade e de cooperação, lembrando que, desde 2019, os dois países não realizam sessões da Comissão Mista.