O Presidente do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, Adriano Mendes de Carvalho, orientou na manhã desta terça-feira, na sede do governo da capital da província do Zaire, uma reunião para avaliar as recomendações da UNESCO sobre a cidade Património Cultural Mundial.
O encontro foi considerado de extrema importância por parte do Presidente do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo, Adriano Mendes de Carvalho, que sublinhou que a reunião vai permitir “avaliar o nível de cumprimento das acções do Gabinete Técnico do Comité de Gestão Participativa do Centro Histórico de Mbanza Kongo”.
O igualmente governador do Zaire, também mostrou preocupação com o pronunciamento de algumas pessoas “por desconhecimento ou de consciência que estão a promover opiniões não reais sobre o cumprimento das recomendações da UNESCO na província”, ressaltou.
Reforçando que as acusações de que “nada está ser feito”, não correspondem à verdade e de que “o trabalho está a ser feito”, tal como constatou na visita às obras de construção do novo aeroporto Nimy-ya-Lukeni, que decorrem a “bom ritmo”, pode ler-se na página de Facebook do Governo Provincial do Zaire.
A mesma fonte sublinha que dentro dos próximos dias “chega à província uma delegação do Ministério da Cultura e Turismo, com o objectivo de constatar “in loco” a evolução dos trabalhos, bem como reunir com o Comité”.
É de salientar que Mbanza Kongo, vestígios da capital do Antigo Reino do Kongo, está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO, desde 8 de Julho de 2017, aquando da 41.ª Sessão do Comité do Património Mundial, que teve lugar em Cracóvia.