Mais de 700 mil hectares de terra disponíveis para campanha agrícola2022/2023

Cuito – Mais de 700 mil hectares de terra aráveis serão desbravados na campanha agrícola2022/2023, que arranca já no próximo mês de Outubro na província do Bié, para o cultivo de diversas culturas, soube hoje a ANGOP.

Sem adiantar dados comparativos em relação à época transacta, o director do Gabinete Provincial da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas, Marcolino Rocha Sandemba, sublinhou estarem já disponíveis mais de três mil toneladas de fertilizantes.

Há ainda cerca de duzentas toneladas de sementes diversas, assim como perto de 100 tractores distribuídos a nível das brigadas.

Para tal, estarão envolvidas aproximadamente 200 mil famílias camponesas, que vão trabalhar a terra de forma manual,  tracção animal e mecanizada.

Marcolino Rocha Sandemba referiu que as sementes, fertilizantes e meios de produção foram adquiridos no âmbito do Fundo de Apoio de Desenvolvimento Agrícola (FADA) e serão distribuídos nas administrações municipais, através das EDA.

Lembrou que, no âmbito do FADA, um saco de 12/24/12 custa 17 mil kwanzas, de amónio 12 mil kwanzas e de ureia 21 mil kwanzas, com o pagamento feito em três prestações, para facilitar a actividade dos camponeses.

A província do Bié tem ainda mais de 40 valas de irrigação, construídas no âmbito do MOSAPII e da operacionalização de máquinas pesadas do Governo da Província.

Já o agricultor Alfeu VInevala realçou a importância do Governo continuar a investir no ramo da agricultura, com a distribuição de inputs agrícolas, por via de crédito, bem como a abertura de mais valas de irrigação.

Defendeu também a necessidade da disponibilização permanente dos fertilizantes, tendo em conta que agricultura faz-se todo ano.

Durante a campanha agrícola 2021/2022, mais de cinco milhões de toneladas de produtos diversos foram colhidas, entre milho, feijão, batata-doce e rena, hortaliças, frutas e outros.

Fonte: JA Online