Presidente João Lourenço aborda situação da RDC e Ruanda

O Presidente da República, João Lourenço, fez o ponto da situação, quinta-feira(21), em conversa telefónica, com o homólogo da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, prestando informação detalhada sobre o processo de mediação que lidera, visando a normalização das relações entre a República Democrática do Congo e o Ruanda.

No contacto telefónico, João Lourenço deu nota do progresso que os esforços diplomáticos têm registado, sendo um resultado concreto à realização, neste momento em Luanda, da reunião da Comissão Mista Permanente Ruanda-República Democrática do Congo, que não se realizava há dez anos, uma das decisões da recente Cimeira Tripartida de Luanda, sob liderança do Chefe de Estado angolano.O Presidente Ciryl Ramaphosa, na conversa com o homólogo angolano, manifestou o interesse de ter na próxima Cimeira da SADC, marcada para Agosto próximo, uma informação detalhada sobre o processo de mediação que Angola leva a cabo a favor do entendimento entre o Congo Democrático e o Ruanda.Os dois Presidentes acordaram em usar os mecanismos diplomáticos convencionais para a circulação da informação por forma a manter as instâncias da SADC a par dos acontecimentos.Por último, o Presidente sul-africano desejou que Angola realize eleições pacíficas e em ambiente de harmonia no próximo mês de Agosto, conforme uma informação divulgada pela Presidência da República a que o Jornal de Angola teve acesso, ontem.

Desejo de cooperação

frutuosa com o Reino da Durante o dia de ontem, o Presidente da República manifestou a firme vontade de Angola continuar a desenvolver uma cooperação multilateral e frutuosa com o Reino da Bélgica, com o objectivo de potencializar as economias dos dois países e garantir maior qualidade de vida aos dois povos.

João Lourenço manifestou-se numa nota de felicitação, enviada ao Rei Filipe da Bélgica, por ocasião do Dia Nacional do Reino da Bélgica, que ontem (21-7) se assinalou.

O Chefe de Estado, João Lourenço, aproveita a oportunidade para manifestar a vontade de Angola imprimir, cada vez mais, esforços em prol do estreitamento das relações com o Reino da Bélgica.

A Secretaria para os Assuntos de Comunicação Institucional e Imprensa do Presidente da República fez chegar à nossa Redacção, um nota, partilhando o teor da mensagem enviada ao rei da Bélgica. No entanto, as relações político-diplomáticas entre Angola e o Reino da Bélgica iniciaram em 1979.

Desde então, foram rubricados acordos, memorandos e contratos empresariais. Entre os diplomas rubricados, destaca-se o Acordo de Cooperação Económica, Científica e Cultural, a 26 de Abril de 1983, que definiu o quadro jurídico regulamentador da cooperação bilateral e instituiu a Comissão Mista, e o Acordo Geral de Cooperação de 26 de Julho de 1983.

Fonte: JA Online