Sepultado hoje Sam Nujoma, Presidente João Lourenço testemunhou o derradeiro acto

Numa manhã de múltiplas e reiteradas emoções, milhares de pessoas, entre homens de Estado, entidades eclesiásticas e populares, compareceram no local onde o Pai Fundador da nação namibiana, SAMUEL SHAFIISHUNA DANIEL NUJOMA (SAM NUJOMA), recebeu a última homenagem antes de baixar à terra, no epílogo de um percurso revolucionário de mais de sessenta anos.

A capital do país vizinho, Windhoek, parou literalmente, para se despedir, na colina onde um dia foi erigido o Memorial dos Heróis (Heroes Acre, na designação oficial), do lendário Comandante Sam Nujoma, que dirigiu a SWAPO e o seu braço militar na luta contra a ocupação sul-africana, nos tempos difíceis do Apartheid.

O Presidente da República de Angola e Presidente da União Africana, João Lourenço, participou do acto, ao lado de outros estadistas, como os casos de Cyril Ramaphosa, Presidente da África do Sul, e Emmerson Mnangagwa, Presidente do Zimbabwe.

Nos comoventes momentos de hoje na colina Heroes Acre (Memorial dos Heróis), o Chefe de Estado angolano voltou a cumprimentar e confortar os familiares directos do Pai da Nação Namibiana, nomeadamente a viúva e os filhos.

A cerimónia deste sábado foi o culminar de todo o processo de homenagens a Sam Nujoma, que foi despoletado com o seu falecimento, aos 95 anos de idade, no dia 8 de Fevereiro último.

SECRETARIA DE IMPRENSA | PALÁCIO PRESIDENCIAL em Luanda, 1 de Março de 2025