Terminaram os trabalhos finais da 38ª Cimeira da União Africana

      Tarde na noite (por volta das zero horas locais) finalizaram este domingo 16, em Adis Abeba, os trabalhos da trigésima oitava Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da União Africana (UA), que duraram dois dias.

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, dirigiu a reunião de alto nível, depois de ter sido eleito Presidente pro tempore da organização política continental, na sessão de abertura, sábado.

Foi no mesmo dia que também se elegeu o Presidente da Comissão da União Africana, ou seja, o Secretariado que responderá, nos próximos quatro anos, pelo funcionamento diário da UA. Trata-se de Mahmoud Yussuf, cidadão do Djibouti, que por sua vez será coadjuvado por uma vice-presidente, no caso a argelina Selma Malika Haddadi.

O tema para a acção da União Africana em 2025 é “Justiça para os Africanos e Afrodescendentes através de Reparações”.

Angola elegeu para a sua presidência o lema “Importância do Investimento nas Infra-estruturas como Factor de Desenvolvimento de África”.

    🔻 PALAVRAS FINAIS 

O Presidente João Lourenço, na sua qualidade de Presidente da União Africana, encerrou a Cimeira agradecendo a contribuição de todos, “que tornou possível adoptar todos os documentos submetidos a discussão, obviamente com as emendas que se mostraram necessárias”.

O novo timoneiro da mais importante organização política do continente agradeceu o trabalho da Comissão da União e seus comissários, aproveitando também para felicitar o Presidente eleito (Mahmoud Yussuf) e a Vice-Presidente (Selma Haddadi).

A partir de hoje, começa o processo de transição ao nível da Comissão (Secretariado) da União, sendo dos regulamentos que a entrega de pastas dos quadros cessantes aos agora eleitos se faça no período de trinta dias.