Certificação dos Aeroportos vai acelerar o turismo nacional

O Ministério dos Transportes está a trabalhar arduamente para garantir a certificação dos principais aeroportos do país, com vista a dinamizar o desenvolvimento do turismo no país, disse, terça-feira, o secretário de Estado para os sectores de Aviação Civil, Marítimo e Portuário.

Rui Carreira assegurou ser importante internacionalizar os aeroportos do país para despertar a atenção de investidores estrangeiros, companhias aéreas e turistas que queiram visitar Angola.

“Pretendemos com a certificação desses aeroportos dar um aporte positivo ao desenvolvimento do turismo em Angola de carácter internacional. Por isso, é necessário internacionalizarmos os nossos aeroportos e para internacionalizá-los é preciso certificá-los”, apontou.

Indicou que os aeroportos 4 de Fevereiro e Dr António Agostinho Neto já estão certificados e depois seguir-se-á o da Catumbela. Adiantou que depois da certificação do Aeroporto da Catumbela, o Ministério dos Transportes irá avançar com o da Mucanca (Huíla) e Welwitschia Mirabilis (Namibe).

“Esses aeroportos são os principais para dinamizarmos o turismo, o que não significa que os outros serão esquecidos. Neste momento, não temos capacidades para certificar todos ao mesmo tempo, as ideias estão traçadas para a concretização dessas acções”, referiu.

Quanto à construção dos novos aeroportos de Cabinda e do Zaire, o secretário de Estado referiu que já estão inscritos no OGE do Ministério, tendo assegurado que está em vista as obras dos aeroportos das novas províncias.

Segundo o secretário de Estado, o Aeroporto do Luau foi construído, no âmbito do Corredor do Lobito, que poderá ganhar vida com a operacionalização da infra-estrutura ferroviária.