Angola e os Estados Unidos da América (EUA) assinaram, esta quinta-feira, em Luanda, mais dois importantes instrumentos jurídicos, no âmbito do aprofundamento da cooperação bilateral entre os dois países nos sectores dos Transportes, Indústria e Comércio.
Tratam-se do Memorando de Entendimento para o Reforço da Capacidade de Infra-estruturas entre o Ministério dos Transportes de Angola e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do Memorando de Entendimento entre o Ministério da Indústria e Comércio de Angola e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América para Estabelecer a Parceria Comercial e de Investimento entre Angola e os Estados Unidos da América.
Em comunicado de imprensa, o MIREX adianta que o Memorando de Entendimento entre o Ministério dos Transportes de Angola e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional, celebrado para reforçar a capacidade de infraestruturas no sector dos transportes em Angola, serve para fomentar o crescimento económico, o desenvolvimento e a diversificação do país através de uma colaboração estratégica.
Já o Memorando de Entendimento assinado entre o Ministério da Indústria e Comércio da República de Angola e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América busca estabelecer uma parceria para aprofundar os laços comerciais e de investimento entre os dois países.
O memorando referente ao sector dos Transportes foi firmado pelo ministro dos Transportes, Ricardo D’Abreu, e a subsecretária de Estado norte-americana para os Assuntos Africanos, Mary Molly Phee.
Por seu turno, o memorando no domínio da Indústria e Comércio teve como signatários o ministro da Indústria e Comércio de Angola, Rui Minguês de Oliveira, e a secretária do Departamento de Comércio dos Estados Unidos da América, Gina Raimondo.
Os referidos acordos testemunhados pelo ministro das Relações Exteriores, Téte António, entre quadros seniores deste departamento ministerial, refere o documento.