O Presidente norte-americano, Joe Biden, visita, esta terça-feira, 3, o Museu Nacional da Escravatura, em Luanda.
A deslocação de Joe Biden ao Museu Nacional da Escravatura é um momento histórico para o país, que se reveste de grande simbolismo cultural.
Localizado no Morro da Cruz, na cidade de Luanda, o Museu Nacional da Escravatura é um importante património cultural de Angola que se dedica na preservação da memória colectiva referente aos 500 anos de escravatura a que os angolanos foram submetidos.
Inaugurado em 1997, este importante sistema de informação está recheado de artefactos de elevado valor histórico que preservam e relatam a longa história da escravatura no território angolano.

A sua sede está na Capela da Casa Grande, templo do século XVII, onde os escravos eram baptizados antes de embarcarem nos navios negreiros que os levavam para a América.
O museu, que reúne e expõe centenas de peças utilizadas no processo de tráfico de escravos, está instalado na antiga propriedade de Álvaro de Carvalho Matoso, um dos maiores comerciantes de escravos da costa africana na primeira metade do século XVIII.