Altos funcionários reunidos em Bangui para discutir segurança da África Central

A Reunião dos Altos Funcionários do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas encarregue das questões de Segurança na África Central (UNSAC) decorre, de hoje a 28 Novembro, em Bangui, na República Centro-Africana.

De acordo com um comunicado do MIREX, enviado ao JA Online, esta reunião enquadra-se na 58.ª Sessão Ministerial do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas encarregue das questões de Segurança na África Central.

Os trabalhos dos peritos, que se prolongarão até quinta-feira, 28, antecedem a Reunião Ministerial do referido comité, a acontecer na sexta-feira.

A cerimónia de abertura foi conduzida pela directora dos Assuntos Multilaterais do Ministério das Relações Exteriores.

Na ocasião, a embaixadora Sara Silva destacou a importância do tema escolhido, tendo referido que fomenta a reflexão conjunta entre Estados-Membros, organizações regionais e sub-regionais, sociedade civil, academia e parceiros internacionais, para formulação de soluções e desafios estruturais que afectam a região.

Apesar dos progressos alcançados pelo Comité, a diplomata apontou, igualmente, persistem desafios significativos, tais como crises económicas e humanitárias, terrorismo, mudanças climáticas, e a limitada participação de mulheres e jovens nos processos políticos, que exigem acções coordenadas que promovam a paz, segurança e desenvolvimento sustentável, alinhadas com a Agenda 2030 das Nações Unidas e a Agenda 2063 da União Africana.

Durante o certame, o país apresentou, ainda, o Relatório da Implementação das Recomendações da 57.ª Reunião Ministerial do Comité Consultivo Permanente das Nações Unidas encarregue das questões de Segurança na África Central, refere o documento.