Angola define adesão plena à Zona de Livre Comércio

A adesão efectiva de Angola na Zona de Livre Comércio é uma decisão estratégica que pavimenta o caminho para as novas oportunidades comerciais, afirmou, ontem, em Luanda, a secretária de Estado para o Comércio e Serviços.

Augusta Fortes, que discursava na abertura do Fórum sobre a adesão plena de Angola ao protocolo de trocas comerciais da SADC, que decorre desde ontem, até o dia 11, afirmou que com a adesão plena ao Protocolo sobre Trocas Comerciais da região, o país terá maior acesso aos mercados da comunidade, beneficiando-se de isenções tarifárias e poderá competir em pé de igualdade com outros membros.

A governante referiu, igualmente, que esta iniciativa abre caminho para a facilitação das trocas comerciais na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), reforçando o posicionamento de Angola na região tendo acrescentando, que o país está preparado para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades que este processo oferece. 

Apoio garantido

O director de Desenvolvimento Industrial e Comércio do Secretariado da SADC, Dhunraj Kassee, garantiu a implementação plena do Protocolo sobre Trocas Comerciais na Zona de Comércio Livre da SADC a curto prazo.

Além disso, assegurou que o organismo vai continuar a acompanhar Angola no processo, oferecendo apoio com formações e o reforço das capacidades das partes interessadas.

Dhunraj Kassee fez saber que o secretariado vai realizar um estudo para identificar os dez principais produtos exportados pelos Estados-Membros e os seus mercados de destino para intensificar as trocas comerciais entre os países da região e proporcionar benefícios concretos aos empresários locais.

O gestor apelou, igualmente, uma atenção especial às pequenas e médias empresas,que desempenham um papel crucial no crescimento económico da região.

O processo de consolidação da ZCL-SADC prevê, inicialmente, o enquadramento dos países que ainda não são membros plenos, como Angola. Com isso, o país passará a beneficiar-se da simplificação das regras de origem, redução de tarifas aduaneiras e outras vantagens comerciais.

Angola, sendo um dos maiores mercados da SADC, tem grande potencial para fortalecer o comércio intra-regional e alavancar a sua economia.

A Zona de Comércio Livre (ZCL) da SADC está em vigor desde 2008, com 13 dos 16 membros da organização que já participam activamente nas transacções comerciais.