Ricardo Ferreira sai do gigante sul-africano (Standard Bank) para liderar o team que vai operacionalizar as actividades do gigante nigeriano (Access bank) em Angola, enquanto Rui Pereira, que já vinha da antiga gestão do ex-Finibanco, está de malas feitas e tem apenas uma semana para deixar o “Edifício Amarelo” da rua Major Kanhangulo, na Mutamba.
O Access Bank Angola (Access) já está a organizar o seu novo “board”, a começar pela Comissão Executiva. Ricardo Ferreira, até então administrador Executivo do Standard Bank Angola, passa a ser o novo CEO do Access, em substituição Rui Pereira que apresentou a sua carta de demissão, apurou o Expansão junto de fontes do banco.
O Banco Nacional de Angola (BNA) já deu “luz verde” para Ricardo Ferreira iniciar as novas funções, ao lado de António Ribeiro, que já faz parte da equipa do Access Bank, que também entra para o bord como administrador Executivo.
Rui Pereira, que vem da liderança do ex-Finibanco, está de malas feitas, tendo já apresentado a sua carta de demissão no início do mês de Agosto. Segundo garantiu a fonte do Expansão, o mesmo tem apenas uma semana para deixar o “Edifício Amarelo” da rua Major Kanhangulo, na Mutamba. Assim, Ricardo Ferreira deve começar as suas funções já no dia 02 de Setembro.
O Access, novo dono do Finibanco Angola, alterou oficialmente o nome da instituição em Fevereiro para Access Bank Angola. O banco não só fez o rebranding da marca, como também já anunciou a nova sede localizada na Torre Victória Premium, na Avenida Gamal Abdel Nasser, nas Ingombotas.
Tal como noticiou o Expansão na Edição 768, a inauguração da sede está prevista para o segundo semestre do ano, quando o banco terminar o processo de fusão com o Standard Chartered Bank Angola e eleger um novo conselho de administração. O Access adquiriu as actividades do britânico Standard Chartered em Angola na segunda metade do ano passado, ficando com 60% do capital social da instituição bancária, enquanto os restantes 40% pertencem à ENSA.
Afinal quem é Ricardo Ferreira?
Ricardo Matias Ferreira Petinga, conhecido simplesmente por Ricardo Ferreira, de nacionalidade portuguesa, é licenciado em Comércio pela Universidade de Wits da África Sul, é também quadro de honra em Ciências de Contabilidade pela University of South Africa (UNISA).
Ricardo Ferreira tem passagem pela PwC, onde foi Senior Manager Advisory Services, em Lisboa, entre 2001 e 2006. Passou também pela Nedbank, um grupo de serviços financeiros Sul-africano, onde foi Director Executivo Regional Lusófono da SADC e responsável pelas operações em Angola, até chegar ao sul-africano Standard Bank Angola, onde a última função que desempenhou foi de Administrador Executivo.