Médicos nacionais vão dispor da oportunidade para aperfeiçoar conhecimentos sobre cirurgia robótica nos Estados Unidos da América (EUA), no quadro da parceria entre o Governo angolano e a norte-americana Global Robotics Institute.
A informação foi avançada ontem, em Luanda, pelo fundador e director médico do Instituto, Vipul Patel, à saída da audiência com o Presidente da República, João Lourenço, no Palácio da Cidade Alta, presenciada pela ministra da Saúde, Sílvia Lutucuta.
“Conversei com o Senhor Presidente sobre os jovens médicos angolanos que terão a oportunidade de aperfeiçoar os seus conhecimentos no que diz respeito a esta ciência (Cirurgia Robótica), que é bastante importante”, revelou o cirurgião norte-americano, destacando o elevado número de profissionais com quem manteve contacto e o grande interesse manifestado em aprender a especialidade.
“Acreditamos que vai levar tempo, porque não se trata de algo fácil e cada especialidade é algo diferente. O importante é todos pensarmos nos pacientes e prestar um serviço que seja seguro para as pessoas”, acrescentou o médico que desenvolveu técnicas em cirurgia robótica.
Vipul Patel, que encabeçou a equipa de médicos responsável pela histórica cirurgia robótica ao cancro da próstata em Angola, esclareceu que a intervenção cirúrgica com recurso a um robô é um projecto em que trabalha há vários anos, cuja experiência quer continuar a partilhar com médicos angolanos.
“Trata-se da primeira cirurgia robótica a acontecer na África Ocidental e, então, é um marco importante, não apenas para Angola, mas também para todo o continente africano, na medida em que Angola se torna um país inovador no que diz respeito aos cuidados de saúde”, sublinhou o médico-cirurgião, referindo-se ao sucesso da cirurgia realizada ontem, no Hospital Cardeal Dom Alexandre do Nascimento, a um paciente de 60 anos.
O também vice-presidente da Sociedade Robotics felicitou o Presidente João Lourenço pela “mentalidade inovadora”, sublinhando a importância que se reveste “a mensagem” para que os homens possam saber que já se pode fazer a cirurgia com tecnologia minimamente evasiva, a nível de Angola.
Refira-se que o cirurgião Vipul Patel desenvolveu, nos Estados Unidos da América (EUA), técnicas em cirurgia robótica, que se traduziram em atendimento e resultados significativamente melhores para os pacientes.
As inovações introduzidas pelo médico norte-americano ajudaram a melhorar o tratamento do cancro da próstata e o retorno precoce da continência urinária e da função sexual. Acrescenta-se o facto de Vipul Patel ser o autor do primeiro livro sobre cirurgia urológica robótica, tendo escrito vários livros e publicado mais de 100 artigos em jornais e revistas.
O urologista oncológico já realizou mais de 18 mil cirurgias robóticas durante a carreira, sendo um formador que introduziu a cirurgia robótica, além dos EUA, no Brasil e na América Latina.