64 Anos de independência do Benin, Angola representada por Bamóquina Zau


Cotonou, 01/AGOSTO/2024
O Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Angola na Nigéria, Benin e Níger, representou, hoje, 01/08, o país, nas comemorações dos 64 anos da Proclamação da Independência do Benin, antiga Daomé, na qualidade de convidado do Presidente Patrice Talon.
As celebrações da independência foram marcadas por um Desfile de 2 mil efectivos das Forças Militares e Policiais Republicanas na Marginal da Marina para simbolizar a estabilidade política e sócio-económica do país dominadas por uma série de investimentos estatais e privados que conferem confiança aos investidores.
José Bamóquina Zau transmitiu às autoridades beninenses, em nome do Presidente João Lourenço, uma mensagem de conforto sobre o vasto campo de cooperação inexplorado nos domínios político, económico e técnico-cultural.
Angola e Benin acordaram recentemente em Luanda a supressão de vistos nos passaportes diplomáticos e de serviço, bem como facilitar a mobilidade de investidores dos dois países.

Sua Excelência Embaixador Téte António, Ministro das Relações Exteriores da República de Angola e Sua Excelência Olushegun Adjadi Bakari, Ministro dos Negócios Estrangeiros da República do Benin, assinaram os respectivos instrumentos jurídicos na sede da diplomacia angolana.
O ministro Olushegun Bakari foi igualmente recebido em audiência por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola com quem abordou questões de actualidade africana.
TAAG NO FESTIVAL VODOUN
A companhia angolana TAAG poderá operar voos Luanda-Cotonou para escoar milhares de turistas latino-americanos que em janeiro de 2025 vão participar do Festival Vodoun do Benin.
Neste momento decorrem contactos exploratórios entre os dois países para determinar a viabilidade comercial deste projecto cultural pan-africano que se realiza a 10 de janeiro de cada ano na cidade de Ouidah.
A festa de Vodoun, conhecida como o Dia das Religiões Tradicionais no Benin, celebra a história da nação em torno da religião do Vodoun na África Ocidental e regista um inusitado movimento da diáspora e de turistas latino- americanos.
O Vodoun é oficialmente declarado uma religião no Benim desde 1996.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Cotonou, aos 01 de Agosto de 2024.