FMI revê crescimento económico na África subsaariana para 3,7% este ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) reviu hoje em baixa a previsão de crescimento da economia da África subsaariana em 0,1 pontos percentuais, para 3,7% este ano, e subiu ligeiramente a previsão para 2025, com 4,1%.

“Na África subsaariana, o crescimento é revisto em baixa, principalmente como resultado de uma revisão em baixa de 0,1 pontos na Nigéria, num contexto em que a produção económica no primeiro trimestre foi mais baixa do que previsto”, lê-se na actualização das Previsões Económicas Mundiais, citadas pela Lusa.

Para a Nigéria, a maior economia da África subsaariana, o FMI prevê um crescimento de 3,1% este ano e 3% em 2025, acelerando face aos 2,9% registados no ano passado, enquanto a nível regional a estimativa do FMI aponta para, comparando com 3,4% registados no ano passado, uma aceleração para 3,7% este ano e 4,1% em 2025.

Quanto ao crescimento da economia mundial, o FMI fez uma revisão ligeiramente em alta, para 3,3% em 2025, mas alerta para os riscos de que uma inflação elevada mantenha os juros altos durante mais tempo.