João Lourenço constata funcionamento do Comboio do Bungo-Icolo e Bengo

O Chefe de Estado, João Lourenço, deslocou-se, esta quarta-feira, de comboio da estação ferroviária do Bungo (Baixa de Luanda) até à aerogare do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto, em Icolo e Bengo, num percurso de aproximadamente 45 quilómetros.

O objectivo foi conhecer de perto e de modo aprofundado um dos recursos a utilizar pelos passageiros na ligação Luanda-Aeroporto e vice-versa, no quadro do programa em curso de viabilização das diferentes acessibilidades tendo em vista o início, no último trimestre deste ano, dos voos de passageiros no novo aeroporto da capital, explica a Presidência da República. 

O Presidente João Lourenço viu o estado da via, constatou os desafios associados à circulação dos comboios no troço e recebeu explicações acerca do que vai ser preciso fazer nos próximos tempos para se garantir uma operação em segurança, sendo certo que a marcha do comboio, hoje por hoje, é condicionada por uma circulação anormal de pessoas em perímetros que deveriam ser inacessíveis ao público.

Alternativa rodoviária

Um segundo momento da visita de campo do Presidente da República no dia de hoje aconteceu na Estrada 230, por altura do km 44, que permitiu tomar contacto com a evolução dos trabalhos que vão culminar com a construção de uma rodovia (estrada circundante) projectada para desafogar o trânsito que cruza por Luanda e Viana, avança a mesma fonte.

A referida estrada passará perto do Zango 8 000 e do Hospital Bispo Emílio de Carvalho, devendo representar uma alternativa à circulação com benefícios para os utilizadores do Aeroporto Internacional António Agostinho Neto.